quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A Marca de Atena


Eu lembro que, quando eu era pequena, e os filmes do Karatê Kid passavam na Globo (ou no Sbt, não sei bem), minha mãe comentava, sem falta, sobre o fato de que Daniel Larusso iria se ferrar muito antes de se dar bem. Essa cena deve ter se repetido cerca de 80 mil vezes nos meus 23 anos de vida. Pois bem, imagino que se um dia ela resolvesse ler qualquer um dos livros das sagas Percy Jackson e os Olimpianos ou Os Heróis do Olimpo, ela sofreria algum tipo de catarse e seria obrigada a rever o uso do termo "se ferrar muito". Já em A Marca de Atena (terceiro livro dOs Heróis do Olímpo), passaria a acreditar que Larusso teve uma vida fácil e pacata, e que seu único erro foi não ter carregado consigo uma caneta esferográfica.

Não corram! A resenha a seguir não tem spoilers (expressivos).



~ Enredo


Arquivo pessoal

O deus da morte, Thanatos, foi libertado. Os monstros e criaturas podem morrer novamente. Mas isso não é o suficiente: com os portões do mundo inferior abertos, morrer não significa nada. Para deter os aliados de Gaia e, portanto, o despertar da própria Gaia, os sete semideuses da Grande Profecia precisam juntar as forças romanas e gregas e partir para Grécia, terra natal dos deuses e do Monte Olimpo, e procurar pelas tais entradas. 

O problema é... Gregos e romanos se odeiam #comolidar

O livro é narrado pela parcela grega dos semideuses a bordo do Argo II: Leo, Percy, Piper e Annabeth. As melhores partes são, definitivamente, a dos meninos. Além das piadas autodepreciativas que são tão divertidas, eles tem uma visão muito mais afiada dos acontecimentos, que fazem da narração mais rápida e dinâmica. As duas meninas, sinto informar, não ganharam nenhum ponto. Piper sempre foi a chata da galera e agora, vendo os pensamentos de Annabeth, temo que também não seja tão fã dela. 


~ A tal da marca

Enquanto ~passeava~ por New York, Annabeth se depara com sua mãe, Atena, em um estranho estado murmurante. A deusa não reconhece Annabeth, mas ao perceber que ela é sua filha, lhe entrega uma moeda, que é a chave de uma missão que apenas o mais merecedor filho de Atena pode cumprir. O que será que aconteceu com a deusa? E que missão é essa? 


~ Mitologia

Algumas aparições me deixaram muito empolgada nesse livro. Nenhuma delas é figura central, mas as histórias são exploradas de forma a mostrar outras faces de personagens muito conhecidos da mitologia. Eles são: Nemesis (deusa da vingança, que tem o mesmo nome na mitologia romana e grega), Narciso (um guerreiro belo que foi amaldiçoado por partir corações, e se apaixonou por sua própria imagem) e Hércules (filhos de Zeus com uma mortal, que sofreu com "a implicância" de Hera por ser filho bastardo).


~ Leitura em inglês


Arquivo pessoal

Como a versão em português só será lançada em maio, comprei o livro em inglês. Apesar de ser fluente, eu ainda tremo na base para enfrentar alguns tipos de leitura mais floreadas, como a britânica. E fico feliz em dizer que esse não foi o caso de A Marca de Atena. Rick é americano, nascido no Texas, e escreve de forma bem simples e direta. As descrições são claras e até mesmo as expressões são fáceis de pegar. Só estranhei mesmo as primeiras vezes que li "riptide" - até entender que aquilo era contracorrente, penei XD.


~ Cliffhanger



Esse livro tem um final muito bom. E o motivo pelo qual ele é bom é porque é diferente de todos os outros livros. A sensação, ao acabar de ler, é a de ser arrancado da história e jogado em uma cela fria e escura, até que a continuação venha à vida. 


~ A Casa de Hades



O próximo livro da série é A Casa de Hades e o lançamento está previsto para outubro de 2013. A editora responsável, nos EUA, é a Hyperion Books, um dos selos da Disney. Já no Brasil, é a Intrínseca.


Arquivo pessoal


E vocês, o que acharam?

6 comentários:

  1. Isso, atiça mais mesmo u___ú...

    Ficou bem boa, de verdade... e sem spoiler, que é o mais importante =x
    Adorei o desenho uahuauhauhahua a minha cara é essa mesmo quando eu ameaço alguém? xD Nem sei...

    Aquele gif da Lilo é muito amor... na dublagem ficou "me deixa em paz" ~le lilo aumentando o elvis xD

    preciso desse livro e preciso agora... só que não dá! Mundo injustoo ><"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente essa AHUAHAUHA.

      O gif mostra muito bem como eu me senti no final :X


      Haha, maio chega rapidinho.

      Excluir
  2. Uoooooooo

    Cai de paraquedas na leitura e não consegui parar.
    Adorei as sugestões de livros parecem ser bem interessantes, embora não em português ainda >.< acredito que ficarei somente no "quem sabe um dia eu lerei se vir para o Brasil", já que não consigo ler em inglês.

    Percy, tenho um livro que ganhei do meu pai, mas este livro esta entre tantos que quero ler, mas que nunca começo ¬¬, ou se começo paro no meio >.<...

    Belas dicas, belo post ^^.

    www.garotadegravata.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, que avatar lindo *-*. Adorei o gatinho.

      Então, esse livro, o Marca de Atena, chega ao Brasil em maio. Os outros saíram pela editora Intrinseca já :).

      Olha, eu super incentivo você ler Percy Jackson, rs. A leitura é rapidinha e fácil, então não vai "empacar" a sua lista de leitura. É uma das vantagens da saga :)

      Muito obrigada! Volte sempre hein ;)

      Vou lá ver seu blog agora!

      Excluir
  3. Não vou ler porque ainda não li nada do universo Percy Jackson, nem Percy Jackson pra falar a verdade :X

    Mas acho que vou começar essa semana, estou lendo "O circo da noite", conhecem? Por enquanto está bem bacana a leitura :)

    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, conta depois o que achou! :) a gente gosta bastante de PJ.

      Já vi a capa na página da editora, mas ainda não entrou para a listinha. É bom?

      Beijo :)

      Excluir

O mundo acabando e você aí, chamando bolinho de cupcake