quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Os Filhos de Anansi



(rabisco de Juliana Cimeno - em minha defesa, 
ele também é branco na versão japonesa)


Sou dessas leitoras que acreditam no "timing" de cada livro. O que eu quero dizer com isso é que, em cada época da minha vida, meu "paladar" pede por um sabor diferente - aventura, romance, suspense, fantasia, comédia - dependendo de como anda meu dia a dia. Muita gente sente isso com músicas, no meu caso são livros.

Quando eu peguei "Os Filhos de Anansi" (Anansi Boys) emprestado, no ano passado, as únicas coisas que sabia sobre ele eram: 1. Ele é escrito pelo Neil Gaiman; 2. Neil Gaiman é bom. No final de 2011, depois de ler Coisas Frágeis 1 e 2, eu fiz a "resolução" de que leria, aos poucos, todos os livros do Neil Gaiman que conseguisse comprar/emprestar/baixar. Os Filhos de Anansi foi o terceiro e eu ainda estou em dúvida se ele veio na época perfeita, ou na pior época. Vamos comentar...






~ Enredo

Charlie Nancy - ou Fat Charlie, o apelido de infância que ele tanto odeia - nasceu nos Estados Unidos, mas não poderia ser mais britânico: odeia escândalos, pessoas espalhafatosas e situações constragedoras, no geral. É um problema, portanto, que seu pai seja a personalização de todas essas características. 

Para viver uma vida "calma", ele se muda para Londres, onde trabalha como contador e encontra uma noiva perfeitamente inglesa, Rosie. O casamento deles está chegando e Rosie ainda não consegue aceitar o fato de que Fat Charlie não convidará o pai para a celebração. Por insistência, consegue fazer com que ele ligue para o velho - e, com essa ligação, descubra que ele faleceu. A frase pode ser clichê, mas é aí que tudo muda.

Fat Charlie volta para "casa", para o enterro do pai, e descobre coisas estranhas sobre sua família: aparentemente, seu pai é Anansi, um deus aranha, detentor de todas as histórias do mundo. E, além disso, ele tem um irmão - um irmão da mesma mãe e do mesmo pai - do qual ele nunca soube a existência, Spider. Num surto de curiosidade, ele entra em contato com o irmão e, inevitavelmente, desencadeia uma descarga inteira de encrencas que eu não posso te contar, se não vou dar spoiler.



(Uma das capas americanas)


~ Mitologia africana

Em busca de entender o que significa ser filho do deus aranha Anansi, Charlie topa, aqui e ali, com algumas pessoas que lhe contam histórias sobre a mitologia africana. Uma das personagens que faz isso é a Sra. Higgler, velha amiga de seu pai e antiga vizinha. 

Essas são as melhores cenas, pelos seguintes motivos: 

1. A narração ganha um ritmo de lenda, fábula, que é muito característico das histórias religiosas africanas, e até indianas (aquelas em que os deuses são animais, ou parte animais) 

2. Os animais são representantes de características humanas específicas (por exemplo a aranha, que significa "malandragem" - gente, que palavra horrível) 

3. Mitologia (seja ela africana, grega, nórdica) é legal!




(clique na imagem para ler)


~ Impressões

Como eu comentei lá em cima, timing, para mim, foi tudo. Eu li a página em que Charlie descobre sobre a morte de seu pai instantes antes de descobrir sobre a morte do meu avô; me identifiquei com as falhas de caráter mais idiotas de Charlie e, em resumo, me achei no livro mesmo quando a história ficou confusa. E, em algumas partes, ela realmente fica confusa.

Os Filhos de Anansi é uma história que despende de alguma atenção e profundidade e, portanto, não é aconselhável para quem está à procura do próximo volume de "O Diário de Um Banana" (sem ofensas), mas também não é uma leitura densa à ponto de ficar cansativa. 



(essa é a dedicatória do livro, achei legal :D)


E vocês, o que acharam?

16 comentários:

  1. Me identifiquei com o Charlie, não somente pelo nome ou pelo apelido, mas também por essa parte "odeia escândalos, pessoas espalhafatosas e situações constragedoras".

    Sei que no fundo você só quis ler esse livro por causa do "Charlie" HAUHAUHAUHAA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHAUHAUA Eu tava para comentar no texto que, dos três livros que eu resenhei, dois tinham o personagem principal chamado Charlie. Isso pode significar alguma coisa!

      Excluir
  2. Juliana tem uma "profundidade literária" beeeemmm maior que a minha, com certeza, já que eu prefiro fantasia (principalmente porque para mim, ler é sinônimo de me divertir/distrair/fugir)... mas também tive minhas épocas pulando de HP ~> Diário da Princesa ~> Dan Brown e coisas do gênero xD~... Hoje sou, com certeza, mais aberta a novas leituras do que era antigamente /avelha

    Sobre a resenha: Muito interessante. Concordo com a parte sobre mitologia ~ tudo que envolve mitologia (grega, indiana, africana e tudo mais) é sempre muito interessante, porque nos mostra coisas fora da nossa realidade nos quais as pessoas costumavam realmente acreditar antes da globalização =x

    Não vou me comprometer, mas Neil Gaiman pode entrar para o meu cardápio literário muito em breve ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Mas Luuuu! Neil Gaiman É a incorporação da fantasia (ok, exagerei). Acho que você devia começar por um livro mais "sua área", tipo Coraline. Você gostou do filme, não? Ou Coisas Frágeis, que é em contos e dá pra você ler o que tiver vontade :). Se quiser te empresto (O Coisas Frágeis, porque Coraline é em inglês).

      Excluir
    3. Ok... mas só depois que eu terminar de ler Zumbi x Unicórnios, Morte Súbita, Vampiros em Nova York... e a sua irmã tem a OBRIGAÇÃO de me emprestar As vantagens de ser invisível u___ú

      Excluir
    4. No segundo semestre, então rs.

      Haha, ela empresta XD

      Excluir
  3. Gente, AMEI o seu blog <3
    Favoritado para f5 diário!
    O que é esse banner no topo da página? Cheio de referências a séries, filmes e livros que eu AMO!
    Posso tirar uma foto inspirada na tua (e lhe dar os devidos créditos de inspiração, claro)?

    Um beijo,
    Arie Felix
    omundoemaiorqueomeuquarto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, feliz por você ter gostado *-*... Já viu nossa nova resenha sobre O Hobbit? ^^

      Claro que pode!
      Tire e nos mostre, vamos ficar muito felizes *-*
      [tudo que tem ali na foto pertence a nós duas ^^/ ~ ]

      Darei uma passadinha no seu blog!
      Beijos!

      Excluir
    2. Vou ler ela agora :)

      Estou juntando a escova de dente com o namorado e estou ENLOUQUECIDA atrás de uma panela e de uma chaleira do Stitch, tem no Brasil? Desejando demais ♥

      Beijo!

      Excluir
    3. Que legal! Logo pretendo juntar as minhas com o meu... mas ainda estamos no impasse de onde morar (eu sou de SP e ele de SC xD)

      É quase certeza que não tem. Esses meu namorado me deu de presente (pra ir montando o enxoval xD) e ele comprou no Ebay ^^... não foi caro ^^... procura por lá... você vai achar um MOOOONTE de coisas do Stitch por lá #stitchManiaca

      beijos!

      Excluir
  4. Venham para o sul, venham para o sul \o/

    Eu e o bofe íamos embora pra SP agora em janeiro, porque tava meio foda conseguir emprego na área, mas finalmente tudo se acertou e resolvemos ficar :)
    Meu pai mora em Campinas, seguido vou pra SP, AMO SP ♥

    Achei mil coisas fofas no ebay, quero todas, e agora? Vou declarar falência aos 22 anos. :(

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foda é a tal da taxa que eles tão colocando agora nos produtos que vem para o Brasil. Na Amazon tá dificílimo de comprar :(((


      PS: Oi, eu sou a outra dona do blog, rs. também foi feliz por ter gostado do topo :D

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu nunca comprei pela Amazon, estava pesquisando pra comprar a Wizard's Collection do HP por lá, porque tá absurdamente mais barata, porém, eles já cobram a taxa, o que me quebra as pernas totalmente (sem contar que tem um esquema de "não parcelamento para estrangeiros", né?) x.x

      Prazer Juliana, te adicionei no facebook também, espero que não tenha problema :)

      Beijo!

      Excluir
  5. Interessante você comentar que o livro te marcou por conta do momento que você leu. Na dedicatória desse livro em especial, o Neil fala que o livro é dedicado "a você." Por motivos que só você conhece e se identifica.

    Me apaixonei por Os Filhos de Anansi, gostei demais da narrativa e da forma como as coisas se conectam e caminham pra um final super legal. :)

    Beijo!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir

O mundo acabando e você aí, chamando bolinho de cupcake