quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

After Party Special #3: Lincoln


"Lincoln é tipo a Princesa Isabel, só que dos Estados Unidos" CIMENO, Juliana.



Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos EUA e também o responsável pela abolição da escravidão no país. Sua luta (e a de seus companheiros) pela aprovação da Lei Aurea 13ª Emenda, que garantia a igualdade das raças perante a lei, é o alvo central do filme.

Eu, particularmente, sabia pouquíssimo sobre a Guerra da Secessão quando assisti a produção. E o conteúdo não era o bastante para me permitir compreender o longa completamente. Mas confesso: foi por falta de paciência. Além do "quadro de informações" que precede a primeira cena, com os dados essenciais sobre o conflito, as peças vão se encaixando aos poucos e, no fim, o filme é uma boa lição de história (coisa que só descobri na terceira tentativa).



A Guerra da Secessão aconteceu entre 1861 e 1865, tendo de um lado os Estados Confederados do Sul (que baseavam boa parte da economia na atividade escravista) e do outro os Estados do Norte Industrializado (que pregavam uma visão mais protecionista de mercado). Lincoln via a 13º Emenda como o combustível que impulsionaria o fim do conflito, já que tiraria o poder e as opções dos latifundiários sulistas. Porém, mesmo no "lado norte da briga" a escravidão e a mentalidade racista ainda tinham fortes raízes, e o presidente precisou brigar, argumentar e persuadir o caminho até a liberdade.



Em certas partes do filme paira a seguinte dúvida: o presidente via na abolição da escravidão a oportunidade de acabar a guerra, ou via na guerra a oportunidade de acabar com a escravidão?

"Assim como eu não seria um escravo, eu também não seria um mestre. Isso expressa a minha ideia do que é democracia" LINCOLN, Abraham.



Lincoln foi dirigido por Steven Spielberg, indicado a 12 Oscars e premiado com dois - melhor Ator, para Daniel Day-Lewis, e Melhor Direção de Arte.

Vale comentar que a atuação de Lee Pace me fez querer socar a cara dele (talvez isso seja bom, o personagem dele é um escroto). Já a de Tommy Lee Jones foi muito bacana - ele vende muito bem o "velhinho ranzinza", né não?


 #bolado
Dá uma olhada no trailer:

6 comentários:

  1. Gosto desse tipo de filmes (baseado em história, e que mata a maioria das pessoas de tédio xD), então, provavelmente assistirei *-*

    O cara que eles escolheram pra fazer o Lincoln (putamerda eu nunca consigo escrever o nome dele sem colar =x) é bem parecido msm com as fotos e tals... bom, nenhuma outra opinião, já que não vi o filme, mas imagino que seja bem legal... melhor que aquela brisa do caçador de vampiros (que eu gostei, apesar da brisa /meprocesse)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Néé?! Toda vez que assisto algum filme que tem o Lincoln (ok, foram só dois) fico pensando "meu deus, como tão parecido?".

      Já assistiu A Dama de Ferro?

      Excluir
  2. Nota mental* terminar de ver o filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUHAU boa. Precisa mesmo, principalmente você que tá toda no seu momento historiadora.

      Excluir

O mundo acabando e você aí, chamando bolinho de cupcake