sábado, 23 de março de 2013

Angelic Layer



Lendo as resenhas da Juliana, comecei a perceber que resenhar livros não é para mim. Sou muito propensa a soltar spoilers (e isso é um defeito seríssimo!). Então, resolvi deixar isso para quem entende e me aventurar por um novo mundo... Bom, não tão novo assim. Não para mim, pelo menos. 

Mas deixando isso de lado, quis começar por uma séria bem curtinha, que muita gente não conhece: Angelic Layer.

Fonte: Zerochan.net

Composta por apenas 5 volumes, Angelic Layer foi escrito e desenhado pelo grupo CLAMP (responsável por grandes clássicos da nossa infância como Card Captor Sakura e Guerreiras Mágicas de Rayearth) e publicado originalmente na revista Monthly Shonen Ace em meados de 1999. O mangá conta a história de Suzuhara Misaki, uma garota de 12 anos que viveu a vida toda com os avós no interior e que se muda para Tokyo para estudar e morar com sua tia, Shouko. Chegando a Tokyo, Misaki tem seu primeiro contato com a nova febre das criança japonesas: Angelic Layer.


Fonte: CLAMP
A história se passa num futuro não muito distante do nosso, onde a tecnologia evoluiu muito, e o setor mais bem explorado nessa época é o de brinquedos. Um desses brinquedos é o que as pessoas chamam de Angels (Anjos), bonecas cujos movimentos são controlados por seus donos a partir de sua energia mental, limitada a uma arena (o Layer). Os donos são conhecidos como "deuses", e os deuses batalham entre si, testando as habilidades de seus Angels e suas próprias, já que o jogo exige grande concentração e imaginação.

Fonte: CLAMP
Misaki se encanta imediatamente por um pequeno angel branco, Athena, a mais famosa entre os competidores, e logo mergulha de cabeça nesse universo. Ela cria seu próprio angel, à partir da base que vem dentro do "Angel Egg" (literalmente Ovo de Anjo) e a chama de Hikaru (Lucy, na versão em português). Juntas elas entram num grande torneio, mostrando que novatos também tem seu lugar. Logo de cara ela faz amizade com a pequena Hatoko, um prodígio no Angelic Layer, e também com o irmão mais velho da garotinha, Kotaro, além de Tamayo, uma garota cheia de energia. Mas nem só de Angelic Layer vive nossa protagonista. Misaki vai para Tokyo na esperança de encontrar sua mãe, que a deixou quando era muito criança para trabalhar na capital.


O desenho é bastante limpo e bonito, de traços finos e agradáveis, e as cenas de batalha são incríveis. Como em todos os seus maiores clássicos, a CLAMP segue uma fórmula bastante tradicional (a heroína boazinha e ingênua que supera seus limites e bla bla bla) e com tiradas cômicas simples, sem se arriscar muito. Também, como na maioria dos seus trabalhos, o grupo acaba fazendo referências a outras de suas histórias, como por exemplo, a escolha do nome do angel de Misaki, que é uma homenagem à Hikaru/Lucy, de Guerreiras Mágicas de Rayearth.


Angelic Layer ganhou sua versão animada em 2001, sendo exibida em 26 episódios pela TV Tokyo, e o mangá chegou ao Brasil em 2005 pelas mãos da Editora JBC.

Como opinião pessoal, a historia no anime foi melhor trabalhada, e o final é bem mais interessante. Além disso, as batalhas no layer na versão animada tem muito mais emoção. Quem tiver tempo e vontade, leia o mangá (5 volumes, nada que mata =P) e depois veja o anime e faça a comparação. Vale bastante a pena.




A primeira vez que eu vi Angelic Layer (vi o anime antes de ler o mangá... não tinha verba pra comprar /meprocesse) vi algo de Beyblade misturado com Yu-Gi-Oh... tipo isso... esse lance de batalhas, entende? Hahaha (ok, viajei).

Para quem quiser experimentar, esse site tem o mangá para leitura online, e esse tem os episódios legendados (para assistir online também).

  

  

Minha estante... Angelic Layer, Onegai Teacher, Love Hina, Mahou Sensei Negima <3
Matsumoto e Nico Robin fazendo companhia *-*


My precious <3
Capa meio "estragadinha", com reforço de durex nas pontas  =x



Resolvi resenhar minhas séries curtinhas, e depois passar para coisas mais épicas como One Piece ou Fairy Tail ;D (ou Dragonball, quem sabe, né?). Tem muitas curiosidades legais sobre as séries famosas ;D

Gostou? Comente, onegai *-*




___________
Fontes
Fotos: Luciana Shiga
Imagens: CLAMP Artbook
JBC Mangás

9 comentários:

  1. Muito legal amor \o/ você ja tinha falado pra eu ler mas nunca deu vontade xP confesso que agora deu xD. Vou baixar essa noite e assistir /o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste, você vai gostar mesmo *-*
      É anime pra menina, mas as batalhas são bem legais *-*
      Muitos personagens marcantes (CLAMP, né? <3)

      Excluir
  2. Quando vc falou de "bonecas animadas" eu me lembrei de Super Doll Lica-chan HUSHASUHAUSHA :P E na hojra q vc disse Lucy lembrei das Guerreiras Mágicas. Realmente a CLAMP não faz muita questão de esconder suas referências (vide o Tsubasa).

    Deu vontade de ler :x Depois que eu comecei a colecionar Tsubasa e nunca mais terminei, tinha me dedicado a comprar mangás de séries curtas (ParaKiss, Princess Ai, Full Moon). Hoje eu não compro mais nada por falta de verba T_T Mas quem sabe um dia eu complete o Tsubasa (talvez na próxima Fest Comix hehe).

    Enfim, bacana a resenha! Eu não consigo contar filmes, livros nem mangás sem dar spoiler =] Até quando eu explico Once Upon a Time pro Flávio fico me controlando pra não falar demais hehe :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Tsubasa é a prova viva que a CLAMP recicla personagens xD uahuahuahu

      Tenho problemas com séries também xD~... começo a comprar e nunca termino (meu Nagima tá empacado no 23 T^T... só tenho completas as coleções curtinhas T^T)

      Dar spoiler é tenso xD~... mas eu te entendo, de verdade xD

      Excluir
  3. Lembro que eu fiz um desenho da Hikaru pra vc, fiqy

    ResponderExcluir
  4. Fiquei* com vontade de ler! E de assistir!

    ResponderExcluir
  5. Luuuuu, realmente os mangas sao a sua praia. Adorei a resenha! E voce devia fazer a resenha de Onegai Teacher #_#

    Me empresta Angelic Layer?? Fiquei com saudadinha de ler manga, vou revisitar Angel Sanctuary.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha é bem pra facil pra mim, de verdade =x

      To pensando em pegar Guerreiras Mágicas primeiro, pra aproveitar a "onda CLAMP" e depois OT... tenho Chobits também, e FullMetal Panic... e depois vou pegar Love Hina, com certeza <3

      Empresto!
      Reli tudo hoje na ida~volta da auto escola, é bem rapidinho!!!
      E você devia pegar a série para ver com a Gi, é bem legal, e não da pra parar de assistir =x

      Excluir

O mundo acabando e você aí, chamando bolinho de cupcake