sexta-feira, 29 de março de 2013

Divergente, de Veronica Roth


Ano passado, quando a adaptação de Jogos Vorazes estreou nos cinemas, a série foi vendida como "a grande sucessora de Harry Potter!!!" sinta a dramaticidade da pontuação. O que, a princípio, me deixou com um pé atrás. Afinal, quantas más experiências já não temos com tentativas de cópia, reinterpretação e reciclagens? Acontece que uma coisa nada tinha a ver com outra e, depois de ler os livros e assistir ao filme, conciliei o gosto pelas duas sagas.


As mãozinhas gordinhas da minha irmã, Gi ♥

Eis que começam os burburinhos sobre Divergente. "Quem gosta de Jogos Vorazes PRECISA ler Divergente", diziam. E, ok, eu entendo - ambas as histórias são distopias e têm uma personagem feminina principal. Ambas são escritas por autoras americanas. Mas se você, caro colega, tiver a chance de se desligar por completo de qualquer comparação do gênero antes de comprar/emprestar/baixar o livro de Veronica Roth, será muito mais feliz na sua experiência do que eu fui.

Isso porque, apesar de ter apreciado a leitura, eu mantive uma espécie "quadro comparativo mental", no qual media a narração de Roth com base na de Collins. A política das Facções com a de Panem. A personalidade de Beatrice com a de Katniss. E, por ser muito apegada à Jogos Vorazes, acabei não conseguindo me conectar tanto quanto poderia com Divergente.

Esses pássaros deveriam ser CORVOS. depois de ler, você entenderá!

Vamos ao resumo ~

As guerras esgotaram a sociedade como conhecemos e a busca pela paz tornou-se uma ferramenta de reconstrução. Numa Chicago "do futuro", as pessoas dividem-se em facções: Audácia, Amizade, Abnegação, Franqueza e Erudição. Uma para cada virtude humana que previne conflitos.

Assim, aqueles que acreditam que a responsabilidade da guerra é dos covardes, juntam-se à Audácia. Os que culpam a inimizade, vão para a Amizade. O egoísmo, para a Abnegação. A mentira, para a Franqueza. E a ignorância, para a Erudição. 

Nas escolas, as crianças aprendem sobre todas as facções. Como funcionam, o que prezam e como contribuem para o desenvolvimento da cidade. Cada grupo é responsável por um aspecto fundamental de sobrevivência - entre alimentação, segurança, educação, política e saúde. Até os 16 anos, os jovens devem viver segundo as regras das facções de suas famílias e, a partir daí, decidir, com a ajuda de um teste de aptidão, qual facção servir.


http://www.portoeditora.pt

A família de Beatrice Prior é da Abnegação. Para eles, a vaidade, a curiosidade e a autocomplacência são características a serem desencorajadas. Observar-se no reflexo do espelho, por exemplo, é só permitido de tempos em tempos, quando um corte de cabelo faz-se necessário. Apesar de valorizar a ideia do altruísmo, Beatrice sabe muito bem que aquilo não é algo intrínseco à ela.

Mas suas vontades e necessidades são o bastante para fazê-la abandonar a família e se jogar contra o desconhecido? Como fazer a escolha certa, quando seu teste de aptidão foi um completo fiasco? Afinal, como explica a contracapa, uma escolha pode mudar tudo.

Eu vou acrescentar à essa resenha algo que eu normalmente deixo passar: meninices. Bom, um dos atraentes do livro é o romance, é bom deixar claro. Beatrice está em constante mudança (hora é extremamente decidida e hora não sabe ao menos quem ela própria é) e Quatro, um personagem que, apesar de não estar completamente ligado com a linha central da história, é quem dá, de certa forma, forças para que a protagonista se transforme em quem ela precisa ser. A explicação para seu apelido é algo interessante, portanto vamos apenas dizer que, sim, você já o viu antes. E, sim novamente, ele é completamente apaixonante.


Draco, o meu companheiro de leituras, é da Audácia. E vocês?

Uma coisa que torna o livro um pouco cansativo é a repetição. O sentido da palavra "divergente", na trama, é desenvolvida de forma muito pulverizada, portanto a autora sente a necessidade e re-explicar os acontecimentos, como se estivesse com medo de que as informações importantes tenham se perdido no passado. O que, realmente, chega a acontecer.

Divergente é o primeiro de três livros. O segundo já foi lançado nos EUA e chega ao Brasil ainda esse ano. O terceiro tem previsão de lançamento para o segundo semestre. A adaptação para o cinema já tem atores escalados para os principais papéis e deve estrear ano que vem.


ISBN978-85-7980-131-0
Editora: Rocco
SkoobDivergente


21 comentários:

  1. "Dividir-se em facções" me soou familiar, acho que é porque sou brasileiro hahahaha... Eu seria da Abnegação, porque acredito que a culpa das guerras é o egoísmo, mas não me imagino sem me olhar no espelho de 20 em 20 minutos.
    Parece ser interessante esse Ju, curti :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DOVIDOOOO! hauahauhauha.
      Você seria da amizade. O povo só fica de boa, tocando uma música e tomando uns bons drink! rs

      Muito obrigada pela revisão, Charlie ♥

      Excluir
  2. Eu gostei muito do livro! E como eu ja disse pra vc ju, eu me identifico mais com a Tris do que com a Katnip XD eu realmente nao acho os livros parecidos... Entao a dica da ju de se desapegar as ideias de jogos vorazes é legal, porque eu fiz isso e achei o livro dahora! Talvez seja coisa de irmã mais nova kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nããããã nada de desapego de jogos vorazes. desapego apenas da associação. não conseguiria desapegar de jogos vorazes nem que quisesse. e tbm não faria isso por Divergente XD. mas eu gostei do livro!

      Excluir
  3. Eu dei Divergente de presente para a Tati de amigo secreto ano passado, e tenho que admitir que fiz uma coisa muito feia: começar a ler o livro antes de dar a ela =x. Se não tivesse ficado com medo de estragar o livro durante a leitura, teria terminado de ler antes de entregar =x... Mas não deu, logo, só li até um pouco depois do exame de aptidão.

    Não achei parecido com Hunger Games, e acho que quando pegar pra ler (baixei e coloquei no Kindle, só preciso me organizar para ter tempo) é bem provavel que eu goste.

    Sinceramente, odeio esses negócios de "O novo Harry Potter" ou "Mais apaixonante que a Saga Crepusculo"... aff, meu cu pra esses críticos de merda ¬¬. Cada saga é uma saga, cada autor tem suas particularidades. São esse tipo de babacas que incitam ódio entre os fandons (embora brigar "porque-minha-saga-favorita-é-mais-legal-que-a-sua" seja a maior babaquice também...tipo criança brigando porque meu-lápis-é-mais-legal-que-o-seu).

    Eu sou fã de um monte de sagas e sei que se tivesse que escolher uma só seria mais ou menos como escolher qual dos dedos da mão cortar fora com uma tesoura de jardinagem.

    Como sempre, a resenha ta perfeita *-*
    E a Gi ta virando a modelo oficial do Bolinho ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai curtir, Lu. O livro é bem mais ou menos no começo, mas do meio pro fim fica muito legal (e tenso). Deu até vontadinha de comprar Insurgente, mas vou esperar sair os três livros em pt e comprar o box.

      A GIOVANA GOSTOU MAIS DA TRIS DO QUE DA KATNISS, quase cometi suicídio depois de ouvir isso. Apenas.

      A Gi é minha modelete oficial. Só ela tem paciência hauhauahua. Aliás, as próximas 4 resenhas serão com fotos dela, tirei tudo no embalo, rs.

      Excluir
    2. Eu ainda tenho que criar vergonha na cara pra comprar THG /confessa uahahahuauh

      xD Não faça isso xD
      É tipo pessoas que dizem que a Annabeth é melhor que a Hermione... coisas sem comparação xD

      É bom poder aproveitar dos irmãos xD
      Dos meus, eu aproveito do estômago xD

      Excluir
    3. EXATAMENTE! É pior do que discutir time de futebol isso XD.

      A Giovana adora XD (diga que não e apanhe, giovana). Faço o book da garota, hauahuahauha.

      Excluir
  4. Vai para a listinha das próximas leituras.
    Eu já havia ouvido falar de Divergente, mas, pela primeira vez, realmente senti vontade de ler.
    Sua resenha foi decisiva! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que tu curte uma distopia, haha.
      Meus pais deixaram eu ficar com dois livros da estante deles: Admirável Mundo Novo e Regresso ao Admirável Mundo Novo. Vou mergulhar nas distopias nos próximos meses, haha.

      Excluir
  5. Muito interessante Ju, despertou minha curiosidade, vou ler ele ainda esse ano, prometo \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vou fazer um post sobre "pilha da vergonha". lembrei disso pq eu comentei com vc que leria game of thrones há alguns vários meses atrás, e ainda não peguei ele hahahaha

      Excluir
  6. Hey, Ju! Adorei o post e as fotos. Exceto que não li o resumo por motivos de ~ainda não li o livro~. Mas fiquei na vontade desde aquele lance do sonho e tals. E olha só, adivinha qual livro acabei de comprar? \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas õõ, o resumo não tem spoilers! rs

      É sério!

      Mas olha só, surpresa de você ter comentado aqui :)

      Excluir
  7. Adoro distopias e já estava querendo ler esse livro, sua resenha me animou ainda mais! Acho que pode ser minha próxima leitura.. Hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz :)
      Conta pra gente o que achou, depois!

      Outra distopia que muita gente anda indicando é "Feios", já ouviu falar?

      Excluir
    2. Assim que ler "Divergente" posto uma resenha no meu blog! :D
      Já ouvi falar de "Feios" sim, até queria ler a série mas li algumas resenhas negativas de blogueiras.. Você já leu?

      Excluir
  8. Eu seria Divergente! Sou abgnada e intrépida! Gosto de ajudar mas sou um pouco de força bruta com tendecia a proteger! Identifico me com a Beatrice/Tris. Eu amo os Jogos da fome e amo o divergente. Sao coisas completament fantaticas apesar de gostar mais dos Jogos Da fome. Um grande blog Juliana! ( sou de portugal é normal que aga diferenças nas fações, o nomes,etc... mas espero que apesar das diferenças nos entendemos!)

    ResponderExcluir
  9. sera que isso funcionaria na vida real (as facçãoes) vou dar essa ideia pro governo

    ResponderExcluir
  10. e se eu não me enquadrar em nenhuma destas? o que serei eu?
    Socialista? Capitalista? pq acho que esse filme tem tudo haver com o mundo real. OBS não li nada referente a serie apenas assisti o 1º filme e senti me como a guria do mesmo. Acho que sou Divergente.

    ResponderExcluir

O mundo acabando e você aí, chamando bolinho de cupcake