terça-feira, 28 de janeiro de 2014

[Meus Favoritos ~ Disney] Mulan




Coragem. Honra.

Lembro como se fosse ontem, eu, sentada na primeira fileira do cinema, morrendo de frio por causa do ar condicionado, o pescoço doendo por causa da proximidade com a tela... mas nada disso parecia importar porque o filme era simplesmente i-n-c-r-í-v-e-l. Isso foi em meados de 1998, e eu tinha 9 anos.

Mulan começou a ser produzido em 1994 e é baseado na lenda chinesa de Hua Mulan que se passa por volta de 450 d.C.



"Um grão de arroz pode virar a balança. Um homem pode ser a diferença entre a vitória e a derrota"
~ Imperador

sakimichan.deviantart.com


O filme conta a história de Fa Mulan, filha única de uma família tradicional chinesa que só quer honrar sua família, como qualquer garota da sua idade. Com a invasão dos Hunos, o Imperador decreta que um homem de cada família deve servir ao exército, e Mulan se vê obrigada a assumir uma identidade falsa para proteger seu pai, um grande guerreiro que já em idade avançada e debilitado não tem mais condições de lutar por seu país. Mulan entra para o exército e depois de muito se dar mal, faz amigos e se torna uma guerreira excelente. E como toda história da Disney que se prese, há um romance como plano de fundo, um que não pode existir, já que Mulan finge ser homem e o alvo de seu afeto é apenas seu comandante, Lee Shang.







Mulan está entre meus filmes favoritos da Disney não apenas por ser uma história oriental, mas por mostrar como a vontade de proteger as pessoas que a gente ama pode ser um combustível e tanto na hora de tomar uma decisão tão importante.



Mulan não é uma princesa, no sentido literal, mas é considerada uma princesa "honorária" e é sempre listada junto com as outras princesas clássicas.



"Desonra pra tu, desonra pra tua vaca"
~ Mushu

O filme conta com personagens cativantes e engraçados como Mushu, o dragão que deveria despertar um guardião para trazer Mulan de volta e ao invés disse acaba indo atrás da garota, ajudando e atrapalhando sua entrada no exército. Mushu dá o tom de comédia mesmo nos momentos mais críticos da história, e sua dublagem original foi feita por ninguém menos que Eddie Murphy.





"Vou te dar uma tão forte que vou entortar até seus ancestrais"
~ Yao




A trilha sonora é incrível (eu sei cantar toooodas as músicas!) e quem viu os extras do dvd sabe que, na versão chinesa do filme a música "I'll Make a Man Out of You" é interpretada pelo Jackie Chan *-*. As canções foram escritas por Mathew Wilder e David Zippel, e a trilha composta por Jerry Goldsmith (que compôs canções para cinco filmes do Star Trek)




Mulan marcou boa parte da minha infância/adolescência e pode ser meio bobo dizer que a música "Reflection" era minha música de chorar quando me sentia frustrada. Sim, havia momentos em que eu me sentia completamente inadequada como ela. Ainda hoje tem momentos em que eu sinto isso, mas é bem mais raro.




Se você tem mais de 20 anos como eu e nunca viu Mulan... por favor, né? Está esperando o que? Se apaixone pela história, pelas músicas, pelo Mushu <3



Curiosidades:

~ Nas lápides do templo dos ancestrais de Mulan, está escrito os nomes de vários integrantes da equipe de produção do filme em ideogramas antigos.
~ Numa das cenas finais, os dois caras na torre de fogos de artifício do palácio do Imperador são os diretores do filme, Tony Bancroft e Barry Cook.
~ Descobri recentemente (pesquisando as coisas técnicas do filme) que o Imperador foi dublado por Pat Morita, o Sr. Miyagi de Karatê Kid <3
~ A irmã de Lilo tem um pôster de Mulan pendurado na parede <3



"Meu maior tesouro e honra são ter você como filha"
~ Fa Zhu




pedro_perez.deviantart.com

_____________________
Todos os gifs foram retirados do Tumblr.com e são partes do filme original. Todos os direitos reservados à Disney.

17 comentários:

  1. Ah que lindo! Inspirador, até vou colocar o filme hoje pras crianças assistirem (de novo!)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque *-*
      Eu assisto sempre que dá e nunca enjoo *-* é lindo demais <3

      Excluir
  2. Mulan *___________________* amooooo
    Lu acredita q eu achei vários cadernos com as letras das musicas da época do gabriel xD hahhahaha

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh minha nossa xD
    Isso ai é relíquia, hein? xD uhuauhauhhuhua

    ResponderExcluir
  4. Eu amei *o*
    adoro esse filme não é como os outros de princesas que esperam ser salvas Mulan tem atitude é diva \o/
    eu amei tudo as gifs são muito fofas ^-^

    ResponderExcluir
  5. Eu também assisti esse filme no cinema. Foi o primeiro que eu vi sozinha. Minha mãe estava trabalhando numa feirinha de artesanato no shopping e eu estava muito muito entediada, então ela me "jogou" na sessão.

    Eu lembro que foi uma experiência toda 'ai meu deus, estou sozinha no cinema'.

    Eu também adoro esse filme, e nem é só porque ela é a primeira "princesa disney" que não me deixa com vergonha alheia, mas porque sempre gostei de personagens que me lembrassem de ter coragem, honra e tudo mais :3

    Gostei muito do texto, Lu!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não fui sozinha, mas o sentimento de estar lá quando a avalanche acontece é simplesmente inesquecível <3

    O código de honra e os valores de família são algumas das coisas mais legais passadas nesse filme <3... além é claro, da Mulan ser a MAIS FODA DE TODAS #falomesmo u___ú

    Que bom que gostou *-*... dificil escrever algo que faça sentido quando tem um milhão de coisas na cabeça, um milhão de informações e curiosidades e... bem, tentei resumir uahuahuahua

    ResponderExcluir
  7. Não tem o que falar desse filme. Sempre gostei dele amor, mas minha paixão por ele só aumentou a medida que te conheci e vimos ele ainda mais. Adoro as músicas e o Mushu (Um dos melhores personagens de comédia dos filmes da disney). O Filme é bom de mais e os valores que ele passam são ótimos.

    ResponderExcluir
  8. lagartinho nããão...eu sou um dragão!!! kkkk
    adorei!!! =)

    ResponderExcluir
  9. Uau, matéria completa haha
    Muitas novidades pra mim.

    Agora quero Pocahontas! haha

    ResponderExcluir
  10. Eu também passei pela experiência de ter "crescido" com esse filme, afinal foi a primeira vez que fui ao cinema sem um adulto junto (fui eu, minha prima um ano mais nova e um primo 4 anos mais novo também), minha tia nos largou na porta do cinema e ficou esperando a sessão acabar. Foi mágico!!! <3 Um dos meus filmes favoritos. Uma das músicas que eu surto mais é com a do Shang... Aquele momento que você descobre q o q eles cantam é "homem ser" ao invés de "vou vencer" pode ser traumático durante um tempo. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pra todo mundo Ann xD~...
      Pior é você entrar numa discussão sobre isso na escola, teimando que é "Homem ser" e todo mundo dizer que não xD

      Excluir
  11. "Homem Ser" foi toque do meu celular por um bom tempo, além de haver ótimas lembranças do filme. Se tem algo que sinto pena é de ter uma continuação não digna. E o Mushu é um dos melhores sidekickers de todos os tempos. Dizem que o Eddie Murphy contribuiu muito improvisando e isso tornou ele tão divertido.

    ResponderExcluir

O mundo acabando e você aí, chamando bolinho de cupcake