sábado, 17 de janeiro de 2015

Meus livros interativos


Quando "Destrua este diário" entrou na moda, eu achei a ideia geral dele bastante genial. Lembrava meus velhos livros de colorir, só que com instruções bizarras e divertidas. Não aderi logo de cara, mas no meu último aniversário eu ganhei um exemplar de uma amiga (obrigada mais uma vez Amanda!) e adorei. Embora seja bastante óbvio que eu não vá cumprir algumas tarefas (tipo mastigar a página, ou esfregar comida nela... eca xD) estou me divertindo bastante.

E graças a esse livro, eu entrei no fascinante mundo dos Livros Interativos.



Mas o que são os livros interativos? Vou dar pra vocês a minha definição, não algo manjado copiado de alguma fonte intelectualmente superior, ok?

Os Livros Interativos, como o próprio nome já diz, convidam o leitor a participar... de verdade. A colaborar com a construção da história ou do que quer ser seja que o livro esteja propondo.

Uma palavra? BACON. Porque Bacon é vida <3


Destrua este diário, por exemplo, nos convida a praticar a "criatividade esculhambada" e também o desapego. Alguém como eu, que cuida dos livros melhor do que cuidaria de um bebê, por exemplo, precisa de muito preparo psicológico para arremessar o livro longe, pisar sobre ele, derramar coisas e pintar as laterais. Eu achava escrever bobagens em livros um tremendo ato de vandalismo, mas essa é a proposta do Destrua este diário. Não que eu vá fazer isso com outros livros, claro.

Um diário muito diferente mesmo. E eu simplesmente deixo acumular um monte de páginas xD.


Então, depois de conhecer o maravilhoso mundo da interatividade, dei de cara com uma belezinha chamada "1 página de cada vez", que é algo mais... normal. Segue a linha otimista, com um monte de mensagens legais sobre auto-estima e coisa e tal.  É um diário legal, com pequenas tarefas diárias que nos convida a expor o que pensamos, sentimos e fazemos de uma maneira bem livre. Ele tem muitos espaços livres, aliás. Espaços para serem preenchidos com o que der na telha, sem uma instrução ou sugestão. Estou adorando.

Não tinha percebido que tinha trabalhado em tantos lugares até fazer essa lista.


A terceira aquisição foi o "Listografia". Quando o vi na internet, a primeira coisa que me veio à cabeça foram as trocentas listas que eu já fiz nessa vida (que não é assim tão longa, mas que tem listas pra burro). O livro te sugere listas como "Filmes favoritos", "Coisas que te irritam", "Lugares inusitados que você já fez sexo" entre outras. Admito que é difícil preencher essas listas xD. No final, ele ainda tem espaço para que você  crie suas próprias listas.

Só tem uma página preenchida até agora. Sobre o que? Comida. Com quem? Com a Mia-nee-san <3


E por fim, minha mais nova aquisição cof,cof impulso consumista cof,cof foi o "Eu + Você = Nós". É um livro para ser preenchido aleatoriamente junto com outra pessoa, que pode ser uma única pessoa ou pessoas diferentes. Eu resolvi preenchê-lo com os meus amigos, o que vai demorar algum tempo até que eu possa ver todo mundo.

Estive na Livraria Cultura recentemente e lá eu vi algumas outras versões do Listografia (em inglês) mas por enquanto vou me controlar e focar em completar os quatro que eu tenho.



E vocês, o que acham de livros interativos?

Destrua este diário
Autor: Keri Smith
Editora Intrinseca (2013)

1 Página de cada vez
Autor: Adam J. Kurtz
Editora Paralela (2014)

Listografia
Autor: Lisa Nola
Editora Intrinseca (2014)

Eu + Você = Nós
Autor: Lisa Currie
Editora Benvirá (2014)

Crédito das imagens: Eu mesma :v





 *~

5 comentários:

  1. Na primeira vez que vi o "destrua este diário" até fiquei na vontade de comprar e tals, mas vi aguns videos e me desanimei, como você bem disse, mastigar, esfregar comida, estes tipos de coisa me deixaram enojada >.<... ai não fiquei com vontade de pagar para estragar o livro, tomo tanto cuidado com os meus.

    Já tinha ouvido falar dos demais também, mas o "1 página de cada vez", esta me parecendo mais legal até agora, embora eu ainda não tenha tido coragem de me arriscar nele hehe.

    Beijos o/

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei um de aniversário chamado 642 things to write about XD eu ainda preciso escrever nele, mas tenho mais chances de completar algo assim do que o destrua esse diario. eu ficaria frustrada de não destruir ele de um jeito bonito, que nem eu vi em alguns vídeos no youtube.

    bora completar all the books \o/

    ResponderExcluir
  3. Fico um pouco chateada com a questão do Destrua Esse Diário. Tudo bem que é direito das pessoas enfeitar e "destruir de forma bonita" mas, poxa, o livro não foi feito para isso. Ele é um livro de auto-ajuda, ótimo para pessoas que tem TOC, por exemplo. Mas enfim.
    Eu tenho 1 Página de Cada Vez, e ele é realmente muito bom. Várias páginas já me ajudaram a refletir e superar meus medos, até. Adorei a proposta do livro, por inteiro.

    Beijo!
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tenho todos esses!!!!!
    E estou usando esse Eu+Vc=nós com meu namorado ^^ muito fofo

    ResponderExcluir
  5. Chegando por aqui através do google and adorei cara esses dois que nao conhecia, estou pesquisando bastante a respeito desses livros interativos e quanto mais olho mais eu fico em dúvida de qual eu escolho primeiro :(
    adorei seu post :)

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir

O mundo acabando e você aí, chamando bolinho de cupcake