Oi, como vai o primeiro fim de semana de Março?
Eu sou a Natty, blogueira, designer freelancer e, a pedido da Ju, colaboradora no Bolinho, durante os domingos desse mês, vou dividir com vocês algumas das coisas que vi e vivi no Japão. Omoide (思い出) significa "memórias" em japonês. Espero que gostem!
Esse tal de Japão
| Regiões e províncias do Japão. Fonte |
Esse país enorme só que não é 23 vezes menor que o Brasil, tem 47 províncias (県 – ken), o japonês (日本語 - nihongo) como língua e o iene (¥ / 円) como moeda oficial (1 real vale aproximadamente 21 ienes), uma cultura bem diferente da nossa e muita, muita coisa interessante pra se ver.
E no meio dessa ilha, onde eu fiquei?
Ano passado eu fiz um intercâmbio de 6 meses na cidade de Yamaguchi-shi (山口市), capital de Yamaguchi-ken (山口県), número 35 no mapa acima. Yamaguchi é o que os japoneses chamam de inaka, ou seja, interior. Sabe aquela visão de Japão metrópole, com prédios gigantescos e megacolorido? Então, naquela província não é assim, com poucas exceções. E eu estava vivendo na regra e não nessa exceção. Mas isso será assunto do próximo post!
Enquanto isso, fica aqui um pouco de Yamaguchi-shi pra vocês! =]
![]() |
| Eki-mae (駅前) - rua da Estação de Yamaguchi |
![]() |
| Templo Ruriko-ji (瑠璃光寺) |
![]() |
| Entrada do templo Ruriko-ji |
![]() |
| Igreja Memorial Xavier (サビエル記念聖堂) |
Mas que intercâmbio é esse?
A partir de uma determinação da ONU, na qual países desenvolvidos devem destinar uma porcentagem anual de seu PNB (Produto Nacional Bruto) ao auxílio de países subdesenvolvidos, para incrementar o desenvolvimento pela absorção de cultura e tecnologia, o Japão encontrou na criação de programas de intercâmbio de estudo e estágio uma forma de acatar a determinação. Fonte
No meu caso, participei do programa de estágio chamado Kenpi Kenshu (県費研修), ou simplesmente Kenshu. Pelo fato de meu avô ser descendente da província de Yamaguchi, eu pude participar da seleção de bolsistas para esta província. Além da descendência comprovada, foi necessário conhecimento comprovado da língua japonesa (alguns programas não exigem, porém nesses casos deve-se saber inglês) através de prova escrita, e uma entrevista com o conselho do Kenjinkai ( 県人会 - associação no Brasil formada por descendentes da província). O estágio deveria ser feito em alguma empresa relacionada à minha área de trabalho – no caso, design gráfico. Assim, fui para uma gráfica trabalhar no setor de Produção.
![]() |
| No início do estágio, nós bolsistas em encontro com o vice-governador da Província. |
![]() |
| Após a cerimônia de conclusão, com o Governador, pessoas do Departamento Internacional do Governo da Província e os representantes das empresas onde trabalhamos. |
O Governo do Japão oferece vários programas de bolsas, seja de estudo ou estágio, tanto para descendentes quando não-descendentes. Ficou curioso e quer conhecer mais? Tem vontade de participar? Dá uma olhada lá no site do Consulado do Japão no Brasil e se informa! =]
E assim chegamos ao final do primeiro post da série Omoide: Japão. Que tal?
Domingo que vem tem muito mais! Até lá! :*





