terça-feira, 5 de março de 2013

After Party Special #5: Life of Pi


Um escritor cético e desencantado com a vida procura Pi Patel, um homem que, segundo um colega de bar, tem uma história que vai fazê-lo acreditar em deus. "Eu só posso te contar a minha história. Depois disso, quem decide é você", responde o homem, quando o escritor lhe questiona. É assim que começa a narração d"As Aventuras de Pi".


Pi Patel, ou Piscine Molitor Patel, reside nos Estados Unidos, mas nasceu e cresceu na Índia. A transição entre as duas terras é o cenário que mais importa à história, embora sua formação religiosa, durante a infância, tenha uma grande relação com tudo o que acontece depois, mas vamos por partes.


Pi é um garoto inteligente e, de certa forma, muito crítico. Quando o pai lhe diz que Richard Parker (o tigre, do zoológico que sua família administra) não tem alma, ele precisa confirmar pessoalmente essa informação, o que resulta num incidente em que ele é quase devorado pelo animal. O mesmo vale para o aspecto religioso de sua vida - apesar da origem hinduísta da família, ele decide aprender sobre e frequentar também as cerimônias católicas e islâmicas, numa busca pela "plenitude" da fé.


O garoto já é adolescente quando a família começa a enfrentar crises financeiras. O pai decide por fechar o zoológico e vender os animais para um comprador americano. Os EUA seriam também o novo lar da família, caso a viagem tivesse sido completada com sucesso. Mas ela não foi.


Há uma grande tempestade e o navio naufraga. Pi é jogado em um bote salva-vidas antes de conseguir verificar se sua família está bem, ou mesmo viva - o que ele logo constata que não é o caso. Quando as águas se acalmam, ele se vê só... Ou melhor, na companhia de uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre, num pequeno bote e longe de qualquer ajuda. Os animais, sendo o que são, agem por instinto e, logo, a sobrevivência ao naufrágio deixa de parecer "a parte difícil".


Boa parte do filme foi rodado em estúdio, e a construção visual foi impressionante. Os reflexos, o mar, o pulo da baleia enorme e até mesmo os movimentos dos animais são coisas que chamam a atenção logo no trailer. Teve até gente cochichando, no cinema, que toda aquela deslumbração era o motivo que fazia com que as pessoas acreditassem em deus, ao ouvirem a história. E confesso que minhas crenças ficam mesmo, mais fortes, quando vejo um pedaço de natureza "intocado", mas a moral é outra, e é uma muito mais impactante.





As Aventuras de Pi foi indicado a 11 Oscars, e levou Melhor Diretor (para Ang Lee), Melhor Trilha Sonora Original, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Fotografia.


O trailer, além de lindo, tem música do Colplay:

6 comentários:

  1. Parece uma história charmosa pela sua resenha, e o trailer mostra efeitos interessantes.
    Vou add à minha lista de filmes que quero ver :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu fiquei com pé atrás quando percebi que tinha temática religiosa, mas como já estava no cinema... Mas o filme é lindo e eu adorei :D

      Excluir
  2. Ainda tá passando no cinema? * aquelas informadas *
    Mas eu confesso que queria ter assistido que nem os franceses... http://vimeo.com/55848017 eheheheh

    Suas resenhas estão bacanas! Dá vontade de assistir tudo! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhhhhhh eu tinha visto a imagem das pessoas no barquinho, mas não sabia que era da premiere francesa. ADOREI!

      Haha, valeu Natty ^^

      Excluir
  3. Bom, eu sempre me interesso pela temática religiosa, independente da religião (já tive contato com a maioria, exceto judaísmo e islamismo) e o filme parece realmente interessante ^^... vou incluir na minha lista de "Filmes para ver muito em breve" ^^/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já sou o contrário, mas mesmo assim o filme me conquistou ♥

      Excluir

O mundo acabando e você aí, chamando bolinho de cupcake